Borderline - (Transtorno de Personalidade) Sintomas e como se tratar

Borderline - (Transtorno de Perssonalidade) O transtorno de personalidade borderline é uma condição mental grave e complexa cujos sintomas instáveis e pungentes podem invadir o indivíduo de modo súbito, caótico, avassalador e desenfreado. Os critérios diagnósticos de transtorno de personalidade borderline segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) compreendem um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
Pessoas com transtorno de personalidade borderline se caracterizam especialmente por sofrerem grande instabilidade emocional, desregulação afetiva excessiva, sentimentos intensos e polarizados do tipo "tudo ótimo" ou "tudo péssimo" ou "eu te adoro" ou "eu te odeio", angústia de abandono, entre outros, que não raro geram comportamentos impulsivos perigosos sendo comum a presença recorrente de atos auto lesivos, tentativas de suicídio e sentimentos profundos de vazio e tédio.

As causas e ou fatores envolvidos no surgimento de transtornos de personalidade, como o transtorno de personalidade borderline, são vários e abrangem desde a predisposição genética até experiências emocionais precoces e fatores ambientais, com destaque para as situações traumáticas e situações de abuso e negligência.

Em casos mais leves, o tratamento inicial do Transtorno de Personalidade Borderline recomendado é a psicoterapia. Ela ajudará o paciente a controlar melhor seus impulsos e entender seu comportamento. Nesse caso, o tratamento foca principalmente o risco do suicídio e da automutilação, além do aprendizado de novas habilidades, como consciência, eficácia interpessoal, cooperação adaptativa nas decepções e crises e na correta identificação e regulação de reações emocionais.

Quando o caso se apresenta de forma mais grave e alguns sintomas estão provocando muito sofrimento e outros prejuízos, o tratamento psicológico não é suficiente e o tratamento psiquiátrico se faz também necessário, para o controle destes sintomas.

Pacientes com transtornos de personalidade costumam necessitar de uma abordagem mais sistêmica, o que inclui as orientações e o apoio de uma equipe multidisciplinar competente.