Curso Terapeuta em Dependência Química

Cursos


Curso de formação de Terapeuta em Dependênica Química


Cresce diariamente em nossa sociedade o número de usuários de drogas, por sua vez, na grande maioria dos casos, eles acabam indo morar na rua. Realidade essa facilmente comprovada ao voltarmos o nosso olhar para os grandes centros urbanos. Em uma velocidade menor, porém considerável, cresce também os casos de internação para o tratamento da dependência química. Visto que, em virtude do poder destrutivo das drogas, estes indivíduos rapidamente chegam a uma situação drástica em termos de saúde física, psíquica social e etc.

Diante desta situação, é inegável o quanto estes indivíduos necessitam de cuidados específicos/especiais, portanto, uma ajuda especializada e eficaz proporciona a estas pessoas, o primordial apoio neste momento tão difícil.

Percebendo a carência de profissionais bem formados e capacitados para lidar com este tipo de paciente, que traz a partir de sua patologia certas demandas especificas em termos de tratamento. O Centro de Tratamento e Reabilitação da Dependência Química e Transtornos Psiquiátricos, Ágape desde então, passou a atuar na área do ensino através do Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química.

Além de contribuir para o aumento de profissionais devidamente capacitados a atuarem em Clínicas de Reabilitação e Comunidades Terapêuticas, reafirma dessa maneira, o seu compromisso e responsabilidade social, visto que assim procedendo, estará contribuindo de forma significativa para a melhoria no tratamento de tais pacientes, e consequentemente, em seu retorno a vida social.

O curso tem como objetivo, a formação de Terapeutas em Dependência Química. Doravante profissionais, estarão aptos a trabalharem em Clínicas de Reabilitação, bem como em Comunidades Terapêuticas. A partir desta formação, estarão devidamente regulamentados no que se refere à legislação vigente, bem como munidos de conhecimentos, instrumentos, técnicas, habilidades e competências específicas para desempenharem da melhor maneira possível a sua função.

Entendemos que o terapeuta é um profissional que mantém contato direto com o paciente, sendo às vezes, a conexão mais forte com este dentro da instituição. Além de ser um importante integrante da equipe multidisciplinar, por este motivo, faz-se necessário a obtenção deste instrumental para que realmente se possa desempenhar bem, de forma confiante, segura e eficaz cada vez mais as suas atividades.

O curso destina-se a profissionais da área da saúde, ex-dependentes químicos e ex-pacientes. Entretanto, em virtude da enorme demanda por profissionais qualificados nesta área de atuação, não deixa de ser também, uma ótima oportunidade ao publico em geral.

Exigências mínimas ao ingresso no curso de formação: ter concluído o ensino médio (nos casos da não conclusão do ensino médio, será emito somente declaração de conclusão do curso de formação), após regularização da situação educacional, o certificado será emitido.

O curso é composto por aulas expositivas e estágios supervisionados. As aulas são ministradas por profissionais capacitados, perfazendo um total de 67 horas aulas, tendo como temas; teorias, técnicas e métodos ligados a lida com pacientes da área da dependência química. Estas enfocam também o ensino dos conhecimentos mais eficazes no tocante ao combate do uso das substâncias químicas, bem como o que tem surgido de mais moderno nesta área.

O estágio é supervisionado por profissional qualificado e, perfaz um total de 36 horas, o qual é realizado nas dependências da clínica, bem como com a utilização de seu instrumental (ambulância, sala de enfermagem, quarto de observação, sala de monitoria e etc).

As aulas são ministradas em dependências especificas na própria clínica. O corpo docente é composto por Psicólogos, Enfermeiros, Coordenador Terapêutico, Terapeutas, Educadores Físicos e etc.

O curso dura 15 dias corridos. O material didático, bem como três camisetas personalizadas do curso serão disponibilizados ao aluno já no primeiro dia de aula. Para os alunos que se encontram sem meios, é disponibilizado estadia e refeições.

• Carga horária: 103h aulas
• Período: 15 dias corridos
• Horário das aulas: 09:00h às 12:00h - 13:00h à 16:00h
• Início das aulas: Sem previsão

Local: Centro de Tratamento e Reabilitação da Dependência Química e Transtornos Psiquiátricos, Ágape. Estrada do Capuava, 3220 – Chácara Ondas Verdes - Cotia SP.

Os módulos são compostos por avaliações objetivas onde nestas, o aluno deverá atingir a nota mínima de 6 (seis pontos), uma vez aprovado, o aluno receberá o seu certificado de conclusão do curso e, estará capacitado a solicitar o seu registro junto a ABCD (Associação de Brasileira de Combate as Drogas).

DISCIPLINAS:

• O Uso Abusivo de Drogas lícitas e Ilícitas na Atualidade (álcool, maconha, cocaína, crack e etc.): será explorado o contexto do uso abusivo das principais drogas usadas na atualidade, seus efeitos e suas conseqüências;

• O Tratamento da Dependência Química: uma visão integrada do que constitui na atualidade o tratamento da dependência química (assim como, um olhar reflexivo obre estes modelos), as várias disciplinas que compõem o tratamento na atualidade (Terapia Individual, Grupal, Psiquiátrica, Apoio Terapêutico, Grupos de Auto-ajuda , Os doze passos, PPR, TCC, TRE, e etc.)

• Atividade Prática Relacionada à Recepção e Acolhimento do Paciente: conjunto de técnicas e saberes relacionados ao acolhimento do paciente no momento da internação;

• Acompanhamento no Contato Familiar: visa ensinar como receber os parentes do paciente no momento das visitas. Como trazer de forma eficaz e consistente as informações pertinentes ao quadro do paciente, bem como a devida orientação de como proceder nos cuidados deste;

• Teoria da Estrutura da Personalidade: serão abordados de forma sumária, os saberes relacionados à estrutura das personalidades, neurótica, perversa e psicótica, assim como as formas de lidar com estas estruturas;

• A Legislação Específica da Dependência Química: conjunto de leis e resoluções que regulamentam a questão da internação psiquiátrica, o contexto do uso das substâncias químicas, bem como o trabalho do terapeuta em dependência química;

• A Ética Profissional do Terapeuta: visa trabalhar as questões éticas que envolvem a profissão do terapeuta, assim como os assuntos relacionados à postura profissional, o respeito a si mesmo enquanto profissional e aos pacientes.

• A abordagem Técnica do Paciente (dependente) em Seu Local Comum de Uso de Drogas; visa ensinar técnicas e meios de abordar da melhor maneira possível o paciente ainda em situação de uso, no sentido de evitar por parte deste, qualquer reação drástica que possa colocá-lo em risco, bem como, a equipe.

• Aula Prática Sobre Remoções e Resgates de Pacientes Ainda em Situação de Uso no Seu Ambiente Comum; visa ensinar as técnicas, meios e maneiras mais eficazes de se providenciar a remoção do paciente do seu local comum de uso de drogas (técnicas de imobilização e condução do paciente).