Arte Terapia - Definições e metodo de tratamento

Arte Terapia - Definições e metodo de tratamento "Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" (Jung, 1920)

A arte constitui um excelente meio de expressar, emoções, sentimentos e toda uma gama variada de situações vivencias próprias a condição humana. Desse modo, a expressão artística constitui-se um importante meio através do qual se as pessoas que tem dificuldade de expressarem seus sentimentos, trata-se de caminho menos racional e verbal, possibilita o reconhecimento das emoções causadoras do mal-estar, sua ressignificação e até a superação das mesmas.

A questão da psicose

A arte terapia possibilita devolver a liberdade de situações que foram mal resolvidas pelo paciente durante a infância e adolescência, no momento em que elas ocorreram. Carl Jung verificou que a produção artística, especialmente o desenho e a pintura, conserva ou reestabelece a ordem psíquica do paciente. O Arte terapeuta, não tem como objetivo principal interpretar os trabalhos de seus clientes, pois o cliente é um agente de sua própria saúde e de seu processo de crescimento, e que os trabalhos e criações dos clientes possuem sentidos relevantes e significativos particulares, e sim desenvolver a criatividade, espontaneidade e a transformação do indivíduo por meio da linguagem não verbal que exprime sentimentos e conflitos essenciais para a evolução clínico do paciente.

Sendo assim, o Arte terapeuta exerce a função de guiar, facilitar e acompanhar a busca do cliente, sendo que o mais importante para esta atividade não é o produto final, e sim o processo, a simbologia, a expressão do sentimento, sugerindo experimentos e técnicas que possam ajudá-lo a entrar em contato com realidades interiores e descobrir novos significados.

A psicose

A expressão visual tem sido usada como fator de cura através da história, porém somente em meados de 1940 que foi reconhecida como profissão. A Arte terapia é uma profissão da saúde mental que utiliza o processo criativo da arte de expressar, para melhorar e aperfeiçoar o desenvolvimento físico, mental e emocional, objetivando o bem-estar dos indivíduos de todas as idades. É baseada na crença de que o processo criativo envolvido na auto-expressão artística, ajuda as pessoas a lidar melhor com seus conflitos e problemas, a desenvolver habilidades interpessoais, conscientizar comportamentos, reduzir estresse, aumentar auto-estima, desenvolver auto-consciência, e ter insights (AMERICAN ART THERAPY ASSOCIATION). Segundo Ciornai (2004), "Arteterapia é o termo que designa a utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos." (p.7) É o trabalho de profissionais que utilizam as artes plásticas como recurso terapêutico, também chamado de "artes em terapia" ou "terapias expressivas", diferentemente do termo "artes" que se refere de modo geral a diversas linguagens artísticas.

Liebmann (2000) descreve Arte terapia como um tipo de expressão pessoal, da qual se utiliza da arte para comunicar sentimentos sem expectativas em obter um produto final, estético ou agradável, sendo assim, é um meio de expressão acessível a todos e não somente àqueles que têm talentos artísticos. "Não é necessário nenhuma habilidade ou inabilidade específica" (p.18).

A Arte terapia é assim chamada, principalmente por ter se desenvolvida mais no campo da saúde mental, especialmente nos hospitais psiquiátricos. Entretanto, pode ser importante não somente para aqueles que estão mergulhados em problemas sérios, como também para aqueles que buscam apenas explorar a si mesmo e os seus sentimentos (LIEBMANN, 2000).

O fazer artístico tem potencialidades de cura quando acompanhado pelo arteterapeuta, facilitando assim a ampliação da consciência e do auto-conhecimento, possibilitando mudanças a quem faz arte. Promove através da ação uma oportunidade de experimentar novas possibilidades de integração, expressão e transformação por intermédio da arte, onde novas possibilidades são imaginadas e experienciadas (CIORNAI, 2004). Zinker (2007), afirma que o fazer artístico, como desenhar ou pintar, tem potencialidades terapêuticas, pois, "(…) quando são experienciadas como processos, essas atividades permitem ao artista se conhecer como uma pessoa inteira, dentro de um intervalo de tempo relativamente breve. Ele não só se torna consciente de um movimento interno direcionado à totalidade experiencial, como também recebe uma confirmação visual desse movimento nos desenhos que executa." (p.259, 260).

Liebmann (2000), salienta que a arte facilita a criatividade; é útil no trabalho com a imaginação e o inconsciente; quando concretos, possuem a vantagem de serem examinados depois de prontos; desenvolve a concentração, a destreza, a memória, a autopercepção, a imaginação, a desinibição, a expressão corporal e a expressão verbal.

As técnicas utilizados no processo psicoterapêutico da arte terapia, são desenhos, colagem, gravura, argila, modelagem, pintura, máscaras e marionetes, como também meditações, expressões corporais, diálogos, teatro e imaginações, filmes , entre outros.

Confira Fotos da Arte Terapia

Fotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte TerapiaFotos do tratamento Arte Terapia
Veja mais informaçoes sobre a Arte terapia no site da WikiPedia

Blog/Video Institucional

 Notícias/Blog